quarta-feira, 26 de março de 2014

Relacionamento com homem mais novo

1 – O que pode levar uma mulher a interessar-se por um homem mais novo?
Uma mulher pode interessar-se por um homem mais novo pelo mesmo motivo que poderá interessar-se por um mais velho ou da sua faixa etária, ou seja, pela pessoa em si e não pelo facto de ter determinada idade. Contudo, como por heranças sociais ainda temos tendência a considerar que uma mulher mais velha seria desinteressante para um homem mais novo e que estes normalmente preferem mulheres mais novas ou da mesma idade, em determinadas situações uma mulher pode procurar sentir-se mais valorizada por atrair um homem mais novo.

2 – Namorar um homem jovem pode significar, para a mulher, uma lufada de ar fresco? Em que sentido?
Algumas mulheres descrevem que a relação com um homem mais novo lhes traz mais energia, pelo facto de poderem estar mais dispostos a vivenciar uma série de experiências que com o passar dos anos se podem perder, como aventura e desprendimento. Por outro lado, na maior parte das vezes trazem uma menor bagagem em termos de relacionamentos, casamentos, filhos e até de expectativas e exigências, o que à partida sugeriria uma relação mais descontraída, com menos compromissos e responsabilidades.

3 – Pode ser uma ajuda também na questão da autoestima?
Sim, a mulher poderá sentir que ao relacionar-se com um homem mais novo tem qualidades que se destaquem e que revelam o seu poder de sedução. Mas deve-se salientar que é algo transitório, pois é a dinâmica de uma relação gratificante que mais contribui verdadeiramente para auto-estima e não tanto características mais superficiais da mesma, como a idade, que acabam por não a sustentar a longo prazo.

4 – E o ponto de vista do homem. O que pode fazer despertar o interesse por uma mulher mais velha?
Pode também ser somente a mulher em si e não tanto pelo facto de ser mais velha. No entanto, há homens que têm mesmo, enquanto padrão, tendência para se relacionarem com mulheres mais velhas, não sendo tanto um interesse pontual mas uma preferência constante. Alguns referem sentir-se muito atraídos pela maturidade que revelam e pela segurança emocional que essas mulheres entretanto adquiriram com a experiência de vida.

5 – Como pode a mulher saber se o interesse é genuíno? É normal que haja essa hesitação por parte da mulher?
É expectável que exista alguma hesitação e insegurança, pois os papéis femininos e masculinos fazem parte de um contexto cultural que é assimilado por todos nós. Até há poucos anos a mulher era vista sobretudo no papel de procriação, sendo a idade um factor determinante para que essa função fosse cumprida. Ainda que a mulher se tenha emancipado, os estereótipos tendem a permanecer mais tempo. Por isso, é importante que a mulher tente perceber se o interesse é genuíno, da mesma forma que tentaria perceber com qualquer outro homem, ou seja, pelas acções e atitudes e não por suposições baseadas na idade. Isto porque nesta circunstância, o preconceito associado a inseguranças leva facilmente a uma hesitação que se prolonga e que pode acabar por minar a relação, não tanto pela idade em si, mas pela forma como esta é encarada.

6 – Com base na sua experiência profissional, e do ponto de vista da mulher, sente que esta nutre uma expetativa a longo prazo ou quer apenas algo passageiro e porquê?
Ambas as situações acontecem, depende da mulher e do momento de vida em que esta se encontre. Mas na minha experiência profissional, encontrei mais mulheres com expectativas a longo prazo e que inclusivamente procuravam ajuda por esse motivo. É comum não saberem lidar com algumas das consequências de assumirem um compromisso com um homem mais novo, tanto na própria relação como com "os de fora" (família, amigos, conhecidos). É possível que as mulheres que pretendem apenas algo passageiro, não necessitem deste tipo de apoio quando vivenciam essa relação, por não interferir significativamente com a sua vida e portanto seja menos frequente contactar com as mesmas.
Ainda assim, penso que em geral as mulheres continuam a procurar com mais frequência relações duradouras.

7 – Para a mulher, é fácil lidar com o estigma social ou já não existe esse tipo de preconceito?
Ainda existe, é inegável que um homem com uma mulher mais nova não causa tanto estigma como uma mulher com um homem mais novo. Mas é também evidente que vai sendo claramente menor do que há uns anos atrás, o que permite que haja cada vez mais mulheres a saber lidar com o preconceito e a fazer uso da sua liberdade. Depois também depende da personalidade de cada mulher e do quanto se deixa ou não afectar pelo que os outros pensam e pela imagem que sente que está a passar aos que a rodeiam.

8 – Quais as principais vantagens práticas de manter um relacionamento com um homem mais novo? E desvantagens?
Resumidamente, as vantagens podem passar pelo reviver de um amor mais jovial nos comportamentos típicos dessa faixa etária, por uma sexualidade mais entusiasta, ou pela convivência mais leve com alguém que não tem um grande histórico de paixões e decepções. As desvantagens podem ser o outro lado da moeda das vantagens, como o facto da mulher sentir que já não se identifica muito com experiências que pessoas mais jovens dão prioridade (como por exemplo fazer muitas noitadas), poder haver uma maior inexperiência sexual e também uma maior imaturidade. Claro que tudo isto é generalista é há sempre várias excpeções, como homens mais novos e que revelam muita maturidade, assim como mulheres mais velhas com comportamentos imaturos.

9 – Pensa que este tipo de relações costuma ter sucesso a longo prazo. Qual a justificação?
Não tenho conhecimento de estatísticas que demonstrem a percentagem de sucesso nestas relações... O que posso dizer é que conheço casos de sucesso, assim como casos de insucesso. O que me parece é que quanto maior é a diferença de idades (pois é muito diferente namorar um homem 10 anos mais novo de um 20 ou 30 anos mais novo), mais dificuldades o casal atravessa e mais pontos de contacto necessitam de encontrar para que a relação funcione. Mesmo que as pessoas se despojem por completo de questões externas e se foquem somente no que a relação lhes traz, é natural que a idade possa em algum momento constituir uma barreira. E neste sentido verifico que muitas vezes a idade não constituí um problema nos primeiros anos, mas passa a tornar-se nos anos seguintes, ou seja, não é só o número de anos a mais ou a menos, mas a idade das pessoas naquele momento.
Ainda assim, todas as relações correm risco de insucesso ou possibilidade de sucesso, basta para isso existirem, pelo que quando as pessoas estão felizes não faz muito sentido basearem-se nos "ses".

10 – Sente que é um fenómeno cada vez mais recorrente? Se sim, por que motivo?
Sim, a evolução da sociedade leva inevitavelmente a que seja mais recorrente. Tudo o que ganha mais aceitação, ganha também mais visibilidade. O facto das mulheres serem hoje em dia mais independentes financeira e emocionalmente e de terem um papel mais igualitário em relaçao ao homem, permitiu certamente que as opçoes e escolhas no que toca à vida amorosa se tornassem mais alargadas e diversificadas.

11 – Do ponto de vista feminino, o que se pode fazer para que esse sucesso exista?
Para que o sucesso exista é importante que as mulheres ganhem consciência de quais as dificuldades que possam estar a surgir, por forma a poderem resolvê-las em conjunto com o parceiro e, algumas vezes, resolvê-las internamente quando estão relacionadas com determinadas fragilidades individuais no que concerne à auto-estima. Se existirem ambivalências e a mulher não estiver verdadeiramente à vontade no assumir da relação, pode inconscientemente começar a boicotá-la. Sem essa reflexão, é mais fácil que a relação entre numa espiral em que o factor idade começe a tornar-se um bode expiatório. Os problemas que poderiam ser de qualquer relação, passam a ter como justificação costante a diferença de idades, por ser algo mais palpável e visivel.
Ter como base viver o presente e não ter medo de ser feliz será um bom ponto de partida para não sofrer por antecipação e aproveitar ao máximo a relação.

(Este texto está na base da entrevista dada à revista Cosmopolitan do mês de Março de 2014).

2 comentários:

  1. Quando pensamos em homens namorar uma mulher mais jovem, geralmente pensamos de uma diferença de idade que é algo em torno de 8 a 10 anos ( que no caso é o nosso, meu e de Thamirys a nossa diferença de idade gira em torno de 8 anos). Se o homem é de apenas 4 ou 5 anos mais velho do que a mulher que ele está namorando, então temos a tendência de pensar neles como sendo a “mesma idade.” Isto não é assim para as mulheres, onde não é raro ouvir uma mulher dizer que ela está namorando um homem mais jovem, mesmo se ela é de apenas 2 ou 3 anos mais velha que ele.

    Então, assim, há muitos padrões duplos quando se trata de mulheres mais velhas namorar homens mais jovens. È um caso a ser analisado entre os dois, pois muitos casais de mulheres mais velhas se envolverem com homens mais jovens terem uma relação saudável e duradoura, e não só usar o clichê de que mulheres mais velhas são lobas devoradoras atrás de pegar os carneirinhos mais jovens, quando se há sentimento verdadeiro não existe barreiras, certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Marcos. Não existem formatos de relações mais satisfatórias que outras, existem apenas relações.

      Eliminar