segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sexualidade - Consulta de sexologia

A sexualidade acompanha-nos desde sempre, desde a infância à velhice, e constitui um dos factores fundamentais no desenvolvimento do ser humano. Somos por natureza seres sexuados e este facto permite-nos estabelecer laços afectivos, dar e receber afecto, comunicar e obter prazer. Para vivermos uma sexualidade saudável é importante aprendermos a conhecer o nosso corpo, assim como a forma como vivênciamos a nossa própria vida sexual.
Não existe uma única forma de experenciar a sexualidade, nem tão pouco uma correcta forma de a viver ou sentir. De pessoa para pessoa a gratificação sexual varia, tal como se pode manifestar de diversas formas na mesma pessoa ao longo dos tempos. É natural que aos 12 anos a sexualidade seja vivida de forma diferente do que aos 20 anos ou aos 50 anos e por aí fora, por existirem uma série de variáveis físicas, sociais e psicológicas inerentes à própria evolução de cada um.
No ser humano as vivências sexuais têm uma finalidade para além da procriação, implicando a totalidade da pessoa e não apenas uma parte do corpo, ou seja é muito mais do que um contacto com as zonas genitais. É fonte de enriquecimento pessoal, de bem estar, prazer, satisfação e de crescimento, assim como um encontro com as fantasias, desejos, expectativas e emoções.
Por vezes, surgem preocupações pessoais em relação à sexualidade, que podem levar a uma vivência sexual com medos, falsas expectativas e angústias. Estas preocupações podem ser muito diversas e levar a maiores ou menores consequências no nosso quotidiano e bem estar.
.
Podem também surgir questões de orientação sexual, como a homossexualidade, bissexualidade ou transexualidade que nos dias de hoje ainda têm uma conotação negativa para algumas pessoas e podem ser encaradas como o "desvio" à normalidade. Por vivermos em sociedade, as atitudes discriminatórias poderão ser inevitavelmente causadoras de sofrimento psiquico e de uma repressão da liberdade sexual.
.
Por estas ou outras questões relacionadas com a sexualidade, pode ser necessário procurar apoio psicológico. Ainda que estejamos numa época em que é fácil obter informação, a verdade é que ainda existe um enorme desconhecimento e crenças erradas acerca do que se supõe que todos tenham acesso. Por outro lado, o conhecimento por si só não é suficiente para viver uma sexualidade gratificante, sendo que aspectos emocionais podem estar na origem de algumas dificuldades que necessitam de ser resolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário